O que é?
O serviço de teleassistência é um sistema de atendimento remoto para situações de emergência. Com ele, o idoso pode chamar ajuda de forma fácil e rápida, sem precisar se deslocar até o telefone ou fazer discagens – o que é muito conveniente se o acidente ocorrer em outra peça da casa ou em casos graves.
Sabe-se que a população idosa vem crescendo consideravelmente e que a estimativa para os próximos 20 anos é que esta população triplique, conforme pesquisa do IBGE.
Diante disso, se faz necessário, programas de prevenção, intervenção e acompanhamento desta população; principalmente aos idosos que vivem ou que permaneçam a maior parte do tempo sozinhos, pois o número de acidentes que atingem esta população tem impactos significativos na vida dos mesmos e de seus familiares.
Considerando as informações supracitadas é de extrema importância a oferta de um projeto de tele assistência à população idosa, que residam sozinhos e possuam uma ou mais doenças crônicas. O projeto tem como base a disponibilização de pulseiras e/ou colares eletrônicos que serão acionados frente a uma situação de risco ou acidente sofrido pelo idoso (acidente doméstico) a uma central de atendimento, especializada em situações de emergência, bem como parentes e vizinhos cadastrados no sistema serão avisados. Se tratando de casos graves, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será acionado.