Prefeitura apresenta plano bienal para troca total de LED na cidade

A primeira etapa vai até junho deste ano, com a colocação de novas luminárias em 5.021 pontos de luz
11 / 11 / 2011
Compartilhe

A Prefeitura de Londrina apresentou, nesta sexta-feira (18), o plano de ação para a execução das etapas finais do programa de modernização da iluminação pública. O trabalho é conduzido pela Londrina Iluminação (LI), responsável pela manutenção e execução dos serviços na cidade.

 

 plano de ação das etapas finais compreende o biênio 2022/2024 do programa municipal “Londrina Cidade Iluminada”, em vigor desde 2019. Ele foi delineado em três etapas.

 

A primeira vai até junho deste ano, com a colocação de luminárias no padrão “Light Emitting Diode” (LED) em 5.021 pontos de luz de 43 bairros do perímetro urbano (veja no final).

 

A segunda vai abranger a troca de 10 mil pontos, entre julho deste ano a junho do ano que vem. E a terceira e última etapa compreenderá 17.651 pontos, de julho de 2023 até junho de 2024, perfazendo um total de 32.672 pontos.

 

A Londrina Iluminação já substituiu por luminárias LED um total de 29.134 antigas lâmpadas de vapor de mercúrio, vapor de sódio e de vapor metálico, além dos “braços” (haste que sustenta a luminária) e dos “chicotes” (fiações embutidas nos braços) que fazem as conexões com a rede elétrica da Copel. O número corresponde a 47% do serviço a ser realizado na sua totalidade.

 

Para trocar toda a iluminação da cidade até o final, transformando Londrina em 100% LED, será preciso substituir os 32.672 pontos a serem anunciados, que estão em ruas, avenidas, vielas, praças, viadutos urbanos, canteiros centrais, rotatórias e jardins. Isso representa 53% de todos os pontos que precisam ser modernizados.

 

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, dentre tantas vantagens que o LED proporciona estão a economia e a segurança: “Se trocarmos as atuais luminárias pelas mesmas potências em LED isso traz uma economia financeira grande, mas estamos querendo equacionar para aproveitar esta mesma economia e aumentar a potência das luminárias, para deixar as ruas mais claras, mais vivas e mais seguras”.

 

A segurança, aliás, também foi destacada pelo prefeito: “Os especialistas asseveram que uma das principais coisas que melhora a segurança pública é a iluminação. Uma rua ou uma praça bem iluminada inibe pessoas mal intencionadas”.

 

Duas fases – A modernização de toda a iluminação pública de Londrina consiste de duas fases: a primeira começou no final de fevereiro de 2019 e foi concluída com a colocação de LED em 24.844 pontos. A segunda e última fase teve início no ano passado e envolve um total de 36.962 pontos, com um investimento de R$ 56.550.000,00 da Prefeitura. Dentro desta fase já foram modernizados 4.290 locais – faltando, portanto, os 32.672 postes que serão concluídos até junho de 2024.

 

Critérios – Para montar os planos das etapas 1, 2 e 3, a Londrina Iluminação leva em consideração aspectos técnicos para a definição das prioridades: substituição das antigas lâmpadas de mercúrio (há ainda mais de 5.000 nas ruas), braços e luminárias velhas (ainda existem unidades dos anos 1970), vias arteriais e coletoras dos bairros, ruas com grande fluxo de pessoas e lugares ermos, praças e o entorno de escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e creches – o chamado “cinturão de segurança”.

 

“Eu costumo dizer que o londrinense não precisa se preocupar, porque toda a cidade será 100% LED. Estamos caminhando para isso, só pedimos um pouco de paciência porque o município é grande. Temos que modernizar 57.650 pontos viários e outros 4.156 pontos ornamentais, que ficam em praças, canteiros, rotatórias e jardins”, destacou Claudio Tedeschi, presidente da Londrina Iluminação.