ENTENDA
São mais de 700 crianças que são atendidas de forma integral pelas UMEIs e CMEI, e aproximadamente 20 mães foram conversar com a secretária na tentativa de chegar em outra opção que possa agregar a todos. As mães falam que trabalham o dia todo e não conseguem pagar uma babá pelo valor que chega entre 400 a 800 reais dependendo do período, recebendo salários mínimo de R$ 1.200, elas enfatizam que acaba sendo inviável essa situação, pois está fora da realidade de Jaciara-MT.
Na câmara municipal de Jaciara-MT compareceu mais de 50 pessoas, entre mães e pais, a mãe Elisama Gomes, fez o uso da tribuna para assim representar os anseios e indignação das mães e pais pela decisão única e exclusiva da Prefeitura, em aderir a modalidade em 100% as creches, cuja mesma nas eleições a Prefeita Andreia Wagner (PSB) se comprometeu em todas as creches atender por horário integral.
VIAGEM PARA O EGITO
Mesmo com todas as manifestações das mães e pais, fazendo marcações nas redes sociais as quais também compareceram a câmara para manifestarem dando opiniões, sugestões, e fazendo cobranças legítimas para a Prefeita, não houve respostas conclusivas e a Prefeita Andréia Wagner irá viajar para o EGITO em uma conferência climática da ONU a qual não irá trazer benefícios nenhum para Jaciara.A Prefeitacompareceu ao mesmo evento em 2021, o qual transcorreu na ESCÓCIA, e todas as despesas foram custeadas pelo município, onde ressaltando a cidade nada ganhou. Foi aprovado o afastamento remunerado da Prefeita na câmara Municipal, e somente os vereadores Leônidas Leitão (PSC) Charles Fernando (PSDB) Ivanes Tamanho (MDB), votaram contra.
AS MÃES NÃO IRÃO DESISTIR
Segundo as mães e pais, não irão desistir em cobrar seus direitos, primeiro que foi promessa de campanha da Prefeita Andreia Wagner (PSB), toda as cidades do vale do São Lourenço já fazendo parcial e integral, Campo verde-Mt faz parcial com uma ficha de 396 crianças na espera, em 2023 irão construir uma creche para somente atender no período integral.