Nome do circuito recebido é devido a homenagem há uma lenda que três índias que moravam na região, saíram de casa e a mãe ficou chorando enquanto ao pai saiu a procura. Durante a trilha é possível encontrar três pedras que simboliza as meninas e um paredão que chora em todo o momento que simboliza o choro da mãe com a perda das filhas. Toda a lenda mística poderá ser ouvida durante o percurso.
O circuito Cânion das Índias está dentro de uma propriedade privada, da proprietária e guia de Turismo Fabiana Silva, após a formação do curso técnico de guia resolveu explorar a mata dentro da sua propriedade, localizada dentro da zona rural do município de Jaciara, (curiosidade: o nome da cidade tem origem na lenda da Índia Jaciara, Senhora da Lua, no texto Vitória Régia de Humberto Campos) ela comenta que o projeto se iniciou após uma das pedras a revelou um dos mistérios que são contados pela Guia de Turismo durante o percurso.
A trilha passa por diferentes pontos, com modalidade intermediaria com ganho e perca de elevação de 170 metros, é preciso no mínimo 5h para aproveitar os pontos de paradas para banhos e fotos. A cada momento a trilha vai revelando uma natureza exuberante escondida no meio das matas ciliares, como paredões, cachoeiras, podendo observar até as rochas paleozoicas do grupo Aquidauana, exaltando que a trilha pode sofrer alterações dependendo do clima (chuvoso e seco) algumas cachoeiras podem deixar de existir na seca.
Para fazer a trilha é preciso reservar data é horário, com as agências locais ou com a própria Guia, a trilha tem número mínimo de participantes e número máximo também, e conta com seguro de turismo, almoço e perneiras para segurança do aventureiro.
Contato para agendamento
Fabiana: (66) 9.8401-8207